Dezembro Laranja: campanha para a conscientização do câncer da pele

7 de dezembro de 2016

Dezembro é o mês de conscientização do câncer da pele. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com a campanha do Dezembro Laranja, que, pelo terceiro ano consecutivo, une médicos dermatologistas de todo o Brasil para difundir informações sobre este tipo de câncer, que é o mais comum no Brasil.

Sobre o câncer da pele

Cerca de 30% dos tumores malignos que atingem os brasileiros são cutâneos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), inclusive, apontam que os números só aumentam, inclusive do melanoma, que é o câncer de pele mais agressivo.

A boa notícia – e daí a importância do Dezembro Laranja – é que o câncer de pele pode ser evitado. A exposição exagerada ao sol é o principal fator contribuinte para o surgimento dos tumores. Portanto, medidas simples podem, literalmente, salvar vidas: usar protetor solar diariamente (inclusive em dias nublados) e evitar ficar ao sol nos horários de pico (10h às 16h). Além disso, é importante se consultar com o dermatologista periodicamente para que ele possa fazer o mapeamento das manchas e lesões no seu corpo. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce do câncer da pele aumenta muito as chances de cura.

A campanha

As informações sobre a campanha podem ser encontrados no site www.controleosol.com.br . Você pode participar acessando o site, informando-se e compartilhando com seus amigos e família. Outra forma de ajudar é no uso das hashtags #dezembrolaranja e #controleosol nas redes sociais. Junte-se a nós nessa causa!